quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Demanda e oferta turística Comportamento economico na descisão de compra


DEMANDA TURISTICA

comportamento econômico do turista

Anterior ao movimento de troca existe as necessidades das pessoas e sua escala de valores que irão motivar a escolha do produto que será adquirido. Quais valores que iram motivar uma viagem?

De acordo com Mathieson e Wall (1982) ele apresenta um modelo de compra de viagens em estágios:

1. Necessidade sentida/ desejo de viajar

2. Coleta de informações sobre o lugar

3. Decisão de viajar escolha

4. Preparação e experiência da viagem

5. Resultados esperados satisfação obtida

Como se processa a decisão de viajar?

Geralmente essas decisões são tomadas depois de todas as necessidades básicas como segurança, alimentação, abrigo estão em equilíbrio isso motiva a vontade de viver experiências. Sentido essa necessidade, a busca de informação sobre viagens e o local de interesse é feita, a partir da coleta de informações a decisão de viagem é tomada.

O que é a experiência de viajem?

A experiência é vista como o ponto alvo da viagem, ou seja, é o que toda viagem propícia, algo intangível mais de importância. São vivencias nas quais ficam na memória e algumas chega a não ter preço de tão significativa, como mergulhar com golfinhos ou estar em um lugar nunca esperado e incomum. Porém essas vivências podem ser positiva ou negativa tudo vai depender da estrutura de repção do local.

O resultado da decisão de viajar se traduz em experiências, pois são única forma que o consumidor têm de avaliar a sua satisfação.

A Experiência têm algumas fases bem delineadas:
A fase da antecipação, antes do início da viagem
A fase do consumo, durante a viagem
A fase da memória, após a viagem

Existem estudos que apresentam diferentes modelos de comportamento do consumidor do turismo

Para Schmöll (1977) as decisões do consumidor resultavam de quatro elementos:
Estímulo às viagens (publicidade e promoção)

Determinantes pessoais e sociais

Variáveis externas(imagem da destinação, confiança nos intermediários )
Características e aspectos da destinação (valor turístico)

Gilbert (1991) sugeriu um outro modelo que inclui dois níveis de fatores que influenciam o consumidor:

  1. Influências psicológicas, como a percepção e aprendizado
  2. Influência dos processos de socialização (grupos de referência)

Variáveis de tomadas de decisões

Ct = f (Pre, r, td, tc, Vt, Pa, di, M, infos, tp, Dt...n)

Onde:

Ct = Consumo de bens e serviços turísticos
f = função
Pre = preferências
r = renda disponível
td = tempo disponível
tc = taxa de câmbio
Vt = valor turístico
Pa = preço de outras alternativas de gastos

di = disponibilidade de bens e serviços turísticos

M = qualidade de bens e serviços turísticos

infos = informações disponíveis
tp = tempo de permanência

Dt = distância e tempo de viagem

n = demais variáveis

As variáveis apresentadas na função anterior podem se caracterizar como fatores motivacionais ou determinantes.

Fatores motivacionais: motivam o turista a desejar adquirir o produto

Preferências, informações, valor turístico

Fatores determinantes: determinam até que ponto o turista é capaz de adquirir o produto desejado

Renda, preços, disponibilidade de serviços, tempo

Passo a passo sobre as variáveis:

Preferências: o conjunto de necessidades, desejos, gostos e costumes de um turista, o qual se baseia na bagagem cultural de cada um. É o conjunto de preferências que molda a satisfação do turista

Informações: contribuem para as imagens construídas do turista com relação ao destino turístico

Valor turístico: as preferências e informações moldam essa variável, assim como o comportamento de outros turistas. Validam a força de atratividade de uma localidade, a ponto de levar à decisão da viagem e do tempo de permanência. Existe uma relação direta entre essa variável e o turista (quanto maior ela for, mais vontade de viajar e permanecer terá o turista).

Renda Disponível: somatório de recursos monetários necessários à realização dos gastos turísticos

Tempo Disponível: é um conceito mais amplo que o de tempo livre. É aquele tempo planejado para a realização do turismo. O tempo livre é genérico e abstrato, o tempo disponível é específico e abstrato. Há uma tendência de diminuição do tempo das viagens, distribuindo em várias parcelas o tempo disponível no período de um ano.

Preços e outras alternativas de gastos: o turismo compete com outras alternativas de gastos, como compra de automóvel, reforma da casa, festas, poupança, etc. Assim, os fatores exógenos do sistema turismo podem diminuir a demanda.

Disponibilidade de bens e serviços turísticos: o consumo turístico depende da disponibilidade dos bens e serviços. O dimensionamento e a eficiência da organização das empresas em disponibilizar seus serviços estão intimamente ligados à decisão de consumo.

Qualidade dos bens e serviços turísticos: constitui um diferencial dos produtos que influencia na satisfação do turista.

Demais variáveis: quanto mais específica à demanda maior necessidade de abrir o leque de variáveis que influenciam o seu comportamento

OFERTA TURÍSTICA
Características da Oferta Turística

É composta por todos os atrativos naturais e artificiais de uma região, assim como por todos os produtos colocados à disposição dos turistas, pelas diversas empresas, visando atender às suas necessidades.

Podemos dividir a oferta turística em:

Oferta original (atrativos turísticos) e derivada (equipamentos e serviços turísticos)

Devemos somar às duas categorias a infra-estrutura de apoio ao turismo.

Como a demanda, a oferta turística também depende de uma série de fatores

OT = f (pt, po, I-E, pfp, t, At)

Onde:
OT = oferta turística
pt = preço dos produto turísticos
po = preço de outros bens
I-E =
infra-estrutura disponível

pfp = preço dos fatores de produção
t = tecnologia

At = outros atrativos

Cada variável influencia no processo de decisão de compra e concretização da viagem.

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