DEMANDA TURISTICA
comportamento econômico do turista
Anterior ao movimento de troca existe as necessidades das pessoas e sua escala de valores que irão motivar a escolha do produto que será adquirido. Quais valores que iram motivar uma viagem?
De acordo com Mathieson e Wall (1982) ele apresenta um modelo de compra de viagens em estágios:
1. Necessidade sentida/ desejo de viajar
2. Coleta de informações sobre o lugar
3. Decisão de viajar escolha
4. Preparação e experiência da viagem
5. Resultados esperados satisfação obtida
Como se processa a decisão de viajar?
Geralmente essas decisões são tomadas depois de todas as necessidades básicas como segurança, alimentação, abrigo estão em equilíbrio isso motiva a vontade de viver experiências. Sentido essa necessidade, a busca de informação sobre viagens e o local de interesse é feita, a partir da coleta de informações a decisão de viagem é tomada.
A experiência é vista como o ponto alvo da viagem, ou seja, é o que toda viagem propícia, algo intangível mais de importância. São vivencias nas quais ficam na memória e algumas chega a não ter preço de tão significativa, como mergulhar com golfinhos ou estar em um lugar nunca esperado e incomum. Porém essas vivências podem ser positiva ou negativa tudo vai depender da estrutura de repção do local.
A Experiência têm algumas fases bem delineadas:
• A fase da antecipação, antes do início da viagem
• A fase do consumo, durante a viagem
• A fase da memória, após a viagem
Para Schmöll (1977) as decisões do consumidor resultavam de quatro elementos:
• Estímulo às viagens (publicidade e promoção)
• Determinantes pessoais e sociais
• Variáveis externas(imagem da destinação, confiança nos intermediários )
• Características e aspectos da destinação (valor turístico)
Gilbert (1991) sugeriu um outro modelo que inclui dois níveis de fatores que influenciam o consumidor:
- Influências psicológicas, como a percepção e aprendizado
- Influência dos processos de socialização (grupos de referência)
Variáveis de tomadas de decisões
Ct = f (Pre, r, td, tc, Vt, Pa, di, M, infos, tp, Dt...n) |
Onde: Ct = Consumo de bens e serviços turísticos di = disponibilidade de bens e serviços turísticos M = qualidade de bens e serviços turísticos infos = informações disponíveis Dt = distância e tempo de viagem n = demais variáveis |
As variáveis apresentadas na função anterior podem se caracterizar como fatores motivacionais ou determinantes.
Fatores motivacionais: motivam o turista a desejar adquirir o produto
Preferências, informações, valor turístico
Fatores determinantes: determinam até que ponto o turista é capaz de adquirir o produto desejado
Renda, preços, disponibilidade de serviços, tempo
Preferências: o conjunto de necessidades, desejos, gostos e costumes de um turista, o qual se baseia na bagagem cultural de cada um. É o conjunto de preferências que molda a satisfação do turista
Informações: contribuem para as imagens construídas do turista com relação ao destino turístico
Valor turístico: as preferências e informações moldam essa variável, assim como o comportamento de outros turistas. Validam a força de atratividade de uma localidade, a ponto de levar à decisão da viagem e do tempo de permanência. Existe uma relação direta entre essa variável e o turista (quanto maior ela for, mais vontade de viajar e permanecer terá o turista).
Renda Disponível: somatório de recursos monetários necessários à realização dos gastos turísticos
Tempo Disponível: é um conceito mais amplo que o de tempo livre. É aquele tempo planejado para a realização do turismo. O tempo livre é genérico e abstrato, o tempo disponível é específico e abstrato. Há uma tendência de diminuição do tempo das viagens, distribuindo em várias parcelas o tempo disponível no período de um ano.
Preços e outras alternativas de gastos: o turismo compete com outras alternativas de gastos, como compra de automóvel, reforma da casa, festas, poupança, etc. Assim, os fatores exógenos do sistema turismo podem diminuir a demanda.
Disponibilidade de bens e serviços turísticos: o consumo turístico depende da disponibilidade dos bens e serviços. O dimensionamento e a eficiência da organização das empresas em disponibilizar seus serviços estão intimamente ligados à decisão de consumo.
Qualidade dos bens e serviços turísticos: constitui um diferencial dos produtos que influencia na satisfação do turista.
Demais variáveis: quanto mais específica à demanda maior necessidade de abrir o leque de variáveis que influenciam o seu comportamento
OFERTA TURÍSTICA
Características da Oferta Turística
É composta por todos os atrativos naturais e artificiais de uma região, assim como por todos os produtos colocados à disposição dos turistas, pelas diversas empresas, visando atender às suas necessidades.
Podemos dividir a oferta turística em:
Oferta original (atrativos turísticos) e derivada (equipamentos e serviços turísticos)
Devemos somar às duas categorias a infra-estrutura de apoio ao turismo.
Como a demanda, a oferta turística também depende de uma série de fatores
OT = f (pt, po, I-E, pfp, t, At) |
Onde: pfp = preço dos fatores de produção At = outros atrativos |
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