sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Termos usados na Hotelaria


  • All inclusive: Tudo incluído, hotel que incluí nas diárias, bebidas, refeições (café da manha, almoço, jantar e refeições intermediárias) e entretenimento.
  • All suítes: Hotel que só tem suítes, ou seja, quartos que tem sempre salas anexas.
  • Bell Boy: Mensageiro do hotel
  • Ballroom: Salão de baile, eventos e congressos.
  • Block off: Bloqueio de determinados números de assentos, em vôos regulares , para uso exclusivos.
  • Bloqueio/Allotment: Número de assentos em Cia aérea ou apartamentos, em hotéis, reservados, para utilização por parte da operadora, desde que reportados dentro de um prazo determinado antecipadamente, de comum acordo entre essas empresas.
  • By Night: Passeios noturnos, geralmente incluem ingressos à casa de shows ou visita aos pontos turísticos.
  • Carry on: Bagagem de mão permitida a bordo de aviões, com peso máximo de cinco quilos por passageiro. A soma do comprimento, altura, largura tem limite de 115 cm. ·.
  • Chater/fretamento: Vôo realizado em uma aeronave fechada, com tarifas mais econômicas que as praticadas no mercado e com regras pré-estabelecidas quanto à duração, data de saída/regresso destino entre outros.
  • City tour/Sightseeing: Passeio turístico por uma cidade, geralmente abordo de ônibus/ micro-ônibus acompanhado por um guia local.
  • Code Sharing: É o vôo compartilhado, por duas ou mais companhias aéreas, pelo acordo passageiro que adquiram passagem aérea de uma determinada empresa, pode embarcar no vôo da outra. Uma companhia sede acento para a outra.
  • Conciergerie: No hotel, a conciergerie estar localizada ao lado da recepção e presta serviço de informações diversos ( passeios, gastronomia, entretenimento e etc.) que não refira a hospedagem.
  • Dataporta: Instalação oferecida nos apartamentos dos hotéis com entrada para leptop.
  • Day Use: É a utilização parcial de uma diária hoteleira. È muito utilizada em hotéis próximos a areportos para passageiros em trânsito( aguardando conexões)
  • Dead line/Prazo final: Prazo para reconfirmação e/ou pagamento de serviços contratados.
  • Early check-in: Entrada do hóspede no hotel em horário anterior ou regular, 12h.
  • No show: Não comparecimento do hospede
  • Voucher: Documento entregue ao passageiro com todas as informações dos serviços adquiridos, ele pressupõe a confirmação dos serviços descriminados.

Nenhum comentário: