sábado, 18 de outubro de 2008

Dia do Piauí


O Piauí completa mais um ano de existência, nestes 19 de outubro de 2008, de acordo com a data oficial, nosso estado irá completar 186 anos, quando em Parnaíba Simplício Dias da Silva proclamou sua emancipação em relação a Portugal, marcando a adesão do Piauí à independência do Brasil.

Durante todo esse tempo o Piauí caminhou para fazer sua história, um estado maravilhoso que tem tantas belezas que é difícil de contar, um povo alegre, humilde e hospitaleiro. Bom, como é o objetivo desse blog divulgar o estado, além de ajudar nos estudos referente ao turismo, aí vamos nois....

10 Motivos para visitar o Piauí, gostar e querer voltar sempre!

1º É o estado mais tranqüilo do Brasil, e tem o menor índice de criminalidade...

A galera é da paz.

2º Tem o maior Delta das Américas com mais de 75 ilhas, e é um berçário da vida ecológica com uma variedade de aves e vida silvestre além de ter paisagens de parar os olhos.

3º Tem belas praias, apesar do litoral ser o menor do Brasil, essas praias são diferentes e a maioria virgens com natureza quase intocada, as mais conhecidas são : Pedra do Sal particularmente a minha favorita, depois Atalaia, Coqueiro e agora Barra grande chamado de paraíso do Kite.

4º Em Piracuruca tem a primeira unidade de conservação do estado, o parque Nacional de Sete cidades, um lugar intrigante, com pinturas rupestres e formações geológicas extraordinárias. Além de uma cachoeira e piscinas naturais.

5ºEm Piripiri têm um dos maiores e melhores carnavais fora de época do estado o Pirifolia e o açude Caldeirão.

6ºTeresina é a capital do estado, tem várias manifestações culturais antigas e modernas, a noite é bastante agitada com boas opções de bares e casas noturnas. Sem falar no encontro dos rios com as lojas de artesanato feito a barro.

8º Oeiras primeira capital do estado é muito bonita com casas e construções do século VIII, e manifestações religiosas que movimenta toda a cidade com o Fogarel.

9º O Piauí é o estado nordestino que tem mais UC´s (Unidades de Conservação) a mais conhecida é o Parque Nacional da Serra da Capivara, o berço do homem americano, várias pessoas do mundo tem curiosidade e surpreende com a beleza e a história do lugar , com paredões de pedras gigantes, escrições rupestres e o museu do Homem Americano onde guarda registros, vestígios e material ósseo de 12 mil anos atrás.e liga através de um corredores ecológico a Serra das confusões.

10º O Piauí é um estado encantador com variedades de culturas e inveções como o Piauiês entre tantas curiosidades que o faz mais especial ainda.

Parabéns Piauí terra Querida!!!!!

Dados:

O Piauí (IPA: /pi.aw.'i/) é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado a noroeste da região Nordeste e tem como limites o oceano Atlântico (N), Ceará e Pernambuco (L), Bahia (S e SE), Tocantins (SO) e Maranhão (O e NO). Ocupa uma área de 251.529 km²[2] (pouco maior que o Reino Unido)e tem 3.032.421 habitantes. Sua capital é a cidade de Teresina.

As cidades mais populosas são Teresina (779.939 hab), Parnaíba (140.839 hab),Picos (70.450 hab), Piripiri (60.249 hab), Floriano (56.090 hab), Campo Maior (44.548 hab), Barras (43.328 hab), União (41.661 hab), Altos (38.328 hab) e Pedro II (36.675). O relevo é moderado e a topografia regular, com mais de 53% abaixo dos 300 metros. Parnaíba, Poti, Canindé, Piauí e Gurguéia são os rios principais.

Relevo:

O relevo piauiense abrange planícies litorâneas e aluvionares, nas faixas das margens do rio Parnaíba e de seus afluentes, que permeiam a parte central e norte do Estado. Ao longo das fronteiras com o Ceará, Pernambuco e Bahia, nas chapadas de Ibiapaba e do Araripe, a leste, e da Tabatinga e Mangabeira, ao sul, encontram-se as maiores altitudes da região, situadas em torno de 900 metros de altitude. Entre essas zonas elevadas e o curso dos rios que permeiam o Estado, como, por exemplo, o Gurguéia, Fidalgo, Uruçuí Preto e o Parnaíba, encontram-se formações tabulares, contornadas por escarpas íngremes, resultantes da áreas erosivas das águas.

Hidrografia

Enquanto os estados do Nordeste oriental contam com apenas um rio perene, o rio São Francisco, com aproximadamente 1.800 quilômetros dentro de seus territórios, o Piauí conta com o rio Parnaíba e alguns de seus afluentes, entre eles o Uruçuí Preto e o Gurguéia que, somando-se seus cursos permanentes, ultrapassam 2.600 km de extensão. O Estado conta ainda com lagoas de notável expressão, tais como a de Parnaguá, Buriti e Cajueiro, que vém sendo aproveitadas em projetos de irrigação e abastecimento de água na região.

A perenidade dos rios piauienses, entretanto, encontra-se ameaçada. Os rios sofrem intenso processo de assoreamento, sempre crescente, em decorrência do desmatamento acentuado que ocorre no Estado, principalmente nas nascentes e nas margens dos rios.

Vegetação

Predenominam quatro classes vegetacionais: caatinga, cerrado, mata de cocais e floresta.

  • Caatinga: tem sua ocorrência registrada no sul e sudeste do Estado; é composta por cactos, arbustos e árvores de pequeno porte.
  • Cerrado: estende-se nas porções sudoeste e norte do Estado; apresenta os característicos arbustos e árvores retorcidas e algumas gramíneas cobrindo o solo.
  • Floresta: encontrada ao longo do Vale do Parnaíba; é composta por palmeiras, principalmente espécies como carnaúba, babaçú e buriti. Estas espécies também podem ser encontradas no cerrado e na mata de cocais.
  • Mata de cocais: vegetação predominante entre a Amazônia e a caatinga nos estados do Maranhão, Piauí e norte do Tocantins. No Piauí predominam as palmeiras babaçu e carnaúba, além do buriti.

Clima:

Duas tipologias climáticas ocorrem no estado. A primeira, classificada por Köppen como tropical quente e úmido (Aw); domina a maior parte do território variando entre 25 e 27°C. As chuvas na área de ocorrência deste clima também são variáveis. Ao sul, indicam cerca de 700mm anuais, mais ao norte a pluviosidade aumenta, atingindo índices próximos a 1.200mm/ano.

O segundo tipo de clima predomina na porção sudeste do estado, sendo classificado como semi-árido quente (Bsh). As chuvas ocorrem durante o verão, distribuindo-se irregularmente, alcançando índices de 600mm/ano; pela baixa pluviosidade, a estação seca é prolongada (oito meses mais ou menos) sendo mais drástica no centro da Serra da Ibiapaba. As temperaturas giram na casa dos 24 a 40°C, tendo seus invernos secos.


Galeria de fotos:
Igreja matriz Parnaíba PI

Castelo PI

Pedra do Sal PI

Serra da Capivara PI

Praia do coqueiro PI

Igreja de Oeiras PI
Setes Cidades PI

Teresina PI

obs: Ainda dizem que somos pobres! me orgulho de ser piauiense....paraíso perdido.

FELIZ DIA DO PIAUÍ

Nenhum comentário: