quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Pedra do SAl

Quando o Teófilo escreveu a musica " Pedra do sal", traduziu tudo que ela é...localizada a 17 km

de Parnaíba é dividida por blocos de pedras que separa o lado mais calmo com uma praia destinada aos pescadores e banhistas, na verdade a praia começa na segunda divisão do Delta entre Ilha Grande e Ilha dos Poldros essa área até chegar no chamado curvão é praticamente deserta existe apenas cabanas temporárias usadas por pescadores.

O curvão é a primeira vista da praia quando se chega a ela, existe apenas um barzinho, porém fica fechado a maior parte do tempo o mar é calmo com poucas ondas em determinados períodos e em outros acontece um aumento das ondas onde é chamada temporada do curvão ótima para aprender a surfar, ali passa uma corrente marinha que vai a direção ao delta e na maré baixa forma algumas lagoas salgadas.

Em seguida vem o lado manso onde já passou por várias mudanças na paisagem ocorrida principalmente pela invasão do mar, que já derrubou duas casas antigas e uma pista, hoje existe apenas ruínas, é a parte mais freqüentada como se fosse o centro da praia, lá funciona a pesqueira e a associação de pescadores da praia, em seguida vem a estrutura de bares que atendem a demanda turística que vista a praia.

Nesse lado começa o bloco de pedras que separa o lado manso do lado bravo, existem 4 residências que já viraram parte da praia. O bloco de pedra tem uma particularidade em tudo, na sua formação geológica, na vida marinha que habita o mesmo, existe uma pedra que tem formato de uma cabeça humana na qual é a maior chamada pedra gigante, há outras duas que tem um barulho similar a de um sino entre tantas outras que tem formas e características. Algumas pessoas brincam de adivinhar formas nas pedras como baleia carro e etc.


Do outro lado é chamado de lado bravo ou praias dos surfistas adivinha por quê?
É o pico do surf no Piauí é onde a galera se encontra pra cai no mar, realizar campeonatos, passar o dia nos bares bebendo uma cervejinha e olhando para o mar sentindo a brisa leve. Os bares mais famosos é o bar da Neyde, freqüentado pelo povo mais antigo do surf e o bar do Manel, que hoje é do seu Antônio point do surf onde se encontra os amadores, pessoal que estar aprendendo e os que já surfam há bastante tempo. Na praia existem algumas associações ligadas ao esporte que promovem eventos e campanhas de educação ambiental e tudo que possa beneficiar a praia. A mais fluente é a ASPI (ASSOCIAÇÃO DE SURF PIAUIENSE) e a Equipe K3 que promove eventos relacionados aos esportes radicais como surf, eskeite e bici-cross.

Dentre os surfistas que se destacam o primeiro a ser patrocinado foi o conhecido Tempim, nascido na praia com apenas 13 anos o moleque arrrebenta e é uma das grandes promessas do surf piauiense.


Tempim e kalado

Depois do ultimo bar estende-se um faixa de praia que vai até o primeiro braço do Delta a foz do rio igaraçu entre Ilha Grande e Luiz Correia chamado canto do Vieira lugar secreto do surf.

No ano de 2007 foi aprovada a construção da nova orla da praia da Pedra do Sal que irá refazer a praia e aplicar uma estrutura adequada para recepcionar o turista. O projeto é bastante grande e inovador. Foi orçado em R$ 3,6 milhões de reais, para a construção de uma pista dupla com pavimentação asfáltica medindo um quilômetro e seiscentos metros de extensão, calçadões com 2,5 metros de largura e ampla área de estacionamento, ciclovia, iluminação pública e serviço de abastecimento d´água e ainda 11 bares duplos. A execução da obra é de responsabilidade da Prefeitura de Parnaíba com o auxílio de verbas federais do Ministério do Turismo.

Outra construção que estar sendo implantada é a primeira usina eólia do estado do Piauí que será alguns km da nova orla, do mesmo modo o projeto de maricultura estar sendo aplicado todas essas construções estão localizada no chamado lado Bravo da praia.

Depois de muitos anos de falatório essas construções estão realmente sendo concretizadas, o projeto orla junto com os outros já citados está na primeira fase. Isso mostra que nossa cidade estar caminhando para um crescimento e um possível desenvolvimento.

A praia da Pedra do Sal é encantadora existe um misticidade que o torna especial, quem nunca teve um historia ou uma lembrança boa deste local...

Pedaço de uma maravilha linda

Mayna Nascimento da Silva

Um comentário:

Unknown disse...

legal ter um espaço na net falando sobre a nossa amavel pedral...estou muito feliz de ter encotrado esse blogger
adorei de verdade...