quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Economia do turismo


Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego para oikos (casa) e nomos (costume ou lei), daí "regras da casa (lar)."[1]Uma definição que captura muito da ciência econômica moderna é a de Lionel Robbins em um ensaio de 1932: "a ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos."[2] Escassez significa que os recursos disponíveis são insuficientes para satisfazer todas as necessidades e desejos. Estando ausentes a escassez dos recursos e a possibilidade de fazer usos alternativos desses recursos, não haverá problema econômico.

Em relação ao turismo a economia estar fielmente ligada, o turismo está vinculado à economia pelo fato das viagens ter fundamentação econômica e a demanda satisfazer as necessidades ilimitadas além da oferta atender o interesse da lucratividade.

Oferta – atende aos interesses da lucratividade

PRODUTO TURÍSTICO É UM BEM ECONÔMICO

Produtos turísticos são bens escassos com características diferenciadas:
complementares
intangíveis
estáticos
não-estocáveis
irregulares
concentrados no espaço e no tempo
sensíves
Concorrentes entre si

O Sistema Econômico do Turismo constitui uma forma de organização do turismo e caracteriza-se pelo movimento de troca. Por exemplo, a compra e venda de mercadorias, que a partir do século XX se consolidou com a utilização da produção em escala. Surge a moeda e também outros tipos de pagamento. Caracteriza-se pelas trocas se manifestam nas relações de produção e nas de mercado e essas duas esferas se constituem um sistema econômico.

No turismo o sistema é aberto, pois as localidades se relacionam com outras que utilizam outras moedas, com formas de organização tecnológica distintas e conjuntura econômica diferentes

Os agentes econômicos do turismo participam na produção, recepção dos lucros e no consumo de bens e serviços.

1. Turista

2. Governo

da localidade receptora

da localidade emissora

3. Comunidade

4. Empresas Turísticas

5.Trabalhadores do setor

6.Trade

7.Empresas em geral

8.Sistema financeiro local

9.Sistema financeiro local emissora

Turistas procuram experiências turísticas, tentando maximizar a utilidade de suas viagens então o governo encara o turismo como atividade produtiva capaz de gerar renda, emprego, impostos com isso a comunidade recebe a oportunidade de desenvolvimento local.

Empresas Turísticas já vêem o setor como oportunidade de maximizar seus lucros, oferecendo bens e serviços desejados pelos turistas que são:

DEMANDA TURÍSTICA, ou seja, a quantidade de bens e serviços turísticos que os consumidores desejam e estão dispostos a pagar. A parti desse termo surge CURVA DE DEMANDA que é a relação entre a quantidade demandada e o preço do produto turístico.

É inversamente proporcional pois à medida que os preços aumentam os indivíduos tendem a consumir menos quantidade de bens e serviços turísticos.

A demanda turística é elástica, ou seja, apresenta variações em função de diversos aspectos.

A elasticidade da demanda é um conceito matemático utilizado para medir essas variações, medir a sensibilidade do consumo de um produto em relação:ao preço e à renda do consumidor

E até mesmo aos dados populacionais e de distribuição de renda.

A demanda turística reage conforme as oscilações das variáveis apontadas. Sendo as mais comuns o preço e a renda.

As variações na elasticidade podem ser as seguintes:

DEMANDA ELÁSTICA - a variações é mais do que proporcional

ELASTICIDADE UNITÁRIA – a variação é proporcional

DEMANDA INELÁSTICA – a variação é menos do que o proporcional ou não existe variação da demanda

Dentre os principais fatores que influenciam a decisão de consumo turístico estão:

Os preços dos produtos turísticos

Preços de outros produtos

Renda dos consumidores

Gastos e preferências dos indivíduos

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Esse trecho é um resumo da economia voltada para o turismo...to be continued

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